Backlog refinement: um passo importante para uma sprint de sucesso

O Scrum é uma metodologia interessante para se aplicar no trabalho em equipe ao desenvolver software. As regras são simples de entender, mas como dito no próprio scrum guide:

Scrum é simples de entender e difícil de dominar. (Scrum Guide, em inglês.)

Em um caso recente, uma equipe scrum com a qual trabalho começou a demonstrar uma queda de produtividade. A cada sprint, menos stories eram finalizadas e muita coisa passava para a próxima sprint, o que é muito longe do ideal.

Não era claro de onde vinha a causa do problema: muita coisa vinha tendo retrabalho, dificuldade de entendimento das tarefas e, mesmo com a equipe bem aplicada e preparada tecnicamente, o trabalho não dava bons resultados.

Foi quando em uma reunião com uma Agile Coach, ao explicar o caso da equipe, imediatamente identificou o problema: falta de refinamento de backlog. Ela chegou a essa conclusão tão rápido que parecia até a coisa mais óbvia do universo! E estava certa.

Após um planejamento de como solucionaríamos o caso, marcamos uma série de reuniões com o Product Owner para garantirmos que teríamos todas informações sobre cada story que entraria na sprint.

Após as primeiras reuniões, tudo já começou a andar bem melhor. A equipe passou a fazer todos os questionamentos possíveis e em pouco tempo, com o backlog devidamente refinado e entendido pela equipe, passamos a analisar stories e desenvolver códigos excelentes que solucionavam muito bem os problemas das stories.

Com isso, aprendemos algumas lições:

  • Não é necessário aplicar o scrum ao pé da letra (ninguém aplica), mas algumas cerimônias são realmente essenciais.
  • Para aceitar uma story na sprint, o time deve estar 100% confiante de que entende o que é necessário e qual o real objetivo da story.
  • Reunião de refinamento de backlog parece soar como “mais uma reunião que poderia ser um email”, mas o tempo que ela evita que seja perdido é enorme.

Obrigado a você que leu até aqui. Não sou especialista em Scrum ou metodologias ágeis, mas esse foi um caso que eu achei interessantíssimo e por isso decidi compartilhar com vocês.

Até a próxima e bons códigos.