Sobre a dificuldade de começar a escrever
Eu decidi começar a escrever.
Não está sendo fácil iniciar.
Como todo e qualquer início de projeto, eu estou me sentindo bem perdido. O que escrever? Sobre o quê? Quando? Isso é relevante?
Mas bora lá, vou tentar escrever mais um texto sobre exatamente isso: iniciar um projeto, que neste caso é escrever.
Uma coisa que eu observo que é bem comum em quase qualquer projeto pessoal meu: eu não coloco o mesmo esforço que eu colocaria em um projeto do meu trabalho. Muitas vezes chegam tarefas bem complexas para fazer e consigo executá-las até facilmente. Na hora de começar a escrever ou programar algum projeto pessoal, batem todas as inseguranças possíveis e fica difícil começar.
O que causa isso?
Refletindo sobre mim, acredito que uma das principais causas é: não há um direcionamento. Não dá pra começar algo sem um direcionamento inicial, que já vem pronto quando estamos falando de um projeto do trabalho. Nos projetos pessoais, não existe um especialista naquilo lhe dando apoio, o que torna tudo mais difícil.
Com isso, estou tentando desenvolver um passo a passo. Algo como um guia prático para iniciar projetos.
Vejamos o que consigo aqui:
[3, 2, 1, VAI!]
- Passo 1: Defina sobre o que será o projeto.
- Passo 2: Defina o que você quer atingir com ele.
- Passo 3: Comece a rabiscar as ideias, seja um mind map ou tópicos que gostaria de tratar com esse projeto.
- Passo 4: Com base nas ideias, planeje pequenos passos que você pode dar para atingir o mínimo para seu projeto existir. Não precisa ser nada grande nem detalhado. Você vai ver que, nesse passo, as ideias já vão estar surgindo naturalmente e já vai querer botar a mão na massa.
- Passo 5: Comece a executar os pequenos passos que planejou e, sempre que uma ideia nova surgir, não perca tempo: anote e revisite o passo 4.
Pronto. Você começou um loop de ideias e execução que, se mantiver em andamento, o projeto com certeza vai pra frente.
Mas… e se o loop parar?
É, isso é bem comum. E eu paro projetos pessoais sem nem perceber. Nestes casos, eu acho que o que precisamos mesmo é parar, refletir e, devagar, tentar retomar de onde paramos. É comum que, após uma pausa, as ideias parem um pouco de vir. Neste caso, releia o que escreveu no passo a passo acima. Sim. Guarde tudo sempre. Use alguma ferramenta que lhe ajude a registrar anotações e ideias. Pode ser até mesmo uma simples pasta no seu computador com uma série de arquivos de texto. Nada complexo.
Após essa leitura, muito provavelmente você estará de volta, retomando aos poucos a velocidade que tinha anteriormente.
Bem, espero ter ajudado com isto. E por incrível que pareça, esse texto foi escrito também como uma forma de ajudar o Klayton futuro. hahaha
Até logo e bons projetos.