Hello World: Quem é Klayton?

Olá, pessoal.

Essa é uma das minhas primeiras tentativas em muito tempo de escrever algo e contribuir um pouco mais com a comunidade, ao mesmo tempo que aprendo mais.

Para me apresentar um pouco, meu nome é Klayton Cavalcante. Sou programador há um bom tempo já, mas não saberia dizer desde quando. Por volta de 2003 ou 2004, não lembro bem, meu irmão mais velho me mostrou que dava pra colocar coisas online no Kit.Net, que é um falecido serviço de hospedagens que a Globo.com tinha. Nada muito complexo. Mas tinha ao menos um FTP que permitia que eu colocasse um ou outro arquivo HTML lá dentro. Foi aí que eu comecei a me interessar em colocar alguma coisa online.

Na época não tínhamos computador em casa. O que restava era o limitado acesso que tínhamos a lan houses e foi assim meu primeiro contato com “olha, dá pra fazer algo com isso aqui.” Mas boa parte do tempo eu não tive muito acesso a aprender a escrever código de nenhum tipo. (Relaxe, não vou dizer que HTML é programação. hahaha)

Por volta de 2005, meu irmão comprou um livro que ensinava HTML do zero. Ele odiava que eu mexesse nas coisas dele, mas como um bom irmão mais novo, eu sempre desobedecia isso. De tanto pegar o livro dele escondido, ele desistiu e me autorizou a usar pra estudar. Aí eu aproveitei e corri pra casa de uma amiga da família que tinha computador em casa. (te amo Anna!)

Era um velinho AMD K6 de segunda mão, que travava por qualquer coisa, rodando um Windows 98 SE. Pra tu ter ideia do que tinha disponível. Mas era o que tinha, e ainda tinha o lado bom que essa amiga não usava muito o PC durante a tarde. Como o computador não aguentava muita coisa, eu estudava escrevendo HTML no bloco de notas mesmo, e testando no velho Internet Explorer. Foi aí que aprendi o básico de como escrever algo que o computador interpretaria de alguma forma.

Tive um leve contato com JavaScript na época, mas se resumia a copiar e colar scripts que encontrava em raros blogs. Os scripts faziam pouco na época, como deixar um texto legal em scroll na barra de rolagem ou de título. Mas isso já me deixava fascinado. “Olha só, consegui pegar esse script e colocar no HTML que eu fiz! Vou conseguir fazer algo assim algum dia!”.

E assim foi por um bom tempo.

Até que eu um dia, que lembro que era 2007, e já com computador em casa, encontrei um curso de PHP que meu irmão tinha guardado no computador. Todo sábado eu tinha boa parte do dia livre. Meus pais trabalhavam vendendo roupas no mercado público e minha única tarefa era arrumar um pouco a casa e ir no fim da tarde ajudar a desmontar a barraca em que meus pais vendiam roupa. Então eu aproveitava o tempo livre pra estudar um pouco mais de programação. PHP estava tendo um bom crescimento na época e revistas de tecnologia falavam bastante a respeito. Então era até fácil de encontrar coisas pra ler a respeito.

Em 2009 eu comecei finalmente um curso superior de Engenharia de Computação pela UPE/Poli. Não cheguei a terminar, porque precisava conciliar trabalho e estudos e um curso tão complexo demanda bastante. Mas foi durante o curso que comecei meus primeiros estágios na área, desenvolvendo sites em PHP. Passei um tempo também em um estágio de infraestrutura, que hoje em dia chamariam de DevOps. Mas na época tinha um nome menos chique.

Em 2011 eu entrei no meu primeiro estágio com tecnologias Microsoft. E foi aí que eu aprendi C#, melhorei bastante no desenvolvimento de front-end com Javascript e CSS e então comecei minha carreira que mantenho até hoje.

No momento em que estou escrevendo este post, trabalho para uma empresa canadense (ainda estou no Brasil, mas em processo de transferência pra lá). Lidero uma equipe scrum na filial brasileira da empresa e, pra tentar registrar um pouco do que sei, compartilhar e absorver conhecimento, estou iniciando esse blog.

Sou grato por todo o caminho e às pessoas que me incentivaram bastante, desde professores a amigos e família.

Já já escrevo mais.

Até logo e bons programas.